Velas de ignição ngk



Função da vela de ignição



vela ngk iridiumA função da vela de ignição é conduzir a corrente eletrica isolada para o interir da camara de combustao gerando centelha, resultando em uma queima ideal na mistura ar x combustivel. Entretanto, apesar de parecer simples, as velas de ignição tem tecnologia de ponta que evolui junto com as montadoras de automoveis. o seu desempenho esta diretamente ligado ao desempenho do motor, consumo de combustivel, carga de poluentes, etc. As mais vendidas sao as bkr6 e bkr7






Grau termico da vela ngk

O funcionamento do motor gera uma alta temperatura na camara de combustao que é dissipada em forma de energica termica; parte pelo sistema de refrigeração e parte pelas velas de ignição. A capacidade de absorver e dissipar o calor e chamada de grau termico . como existem varios tipos de motores, sao necessarios varios tipos de velas com capacidades de absorçao e dissipação de calor. Essa capacidade e indicada pelo numero presente no centro do codigo da vela. EX: BP5ES (MAIS QUENTE) - BP6ES (NORMAL PARA A COMPARAÇÃO) - BP7ES (MAIS FRIO)
Este numero é proporcional a disssipação de calor da vela. O valor do grau termico é especifico de cada fabricante da vela; nao é recomendado a conversao de equivalencia entre fabricantes.

Informaçoes tecnicas das velas de ignição


Em uma produção de veiculos em serie, ate em um mesmo motor e possivel as variações termicas entre os cilindros; para compensar isso e outros fatores diretamente relacionados com sua temperatura, as velas de ignição devem apresentar ampla faixa de grau termico

taxa de compressao


com o acresciomo da taxa de compressao, aumenta-se a temperatura e a pressao do gas inflamado. consequentemente a temperatura da ponta de ignição se eleva e a faixa de pre-ignição decresce gradativamente.

ponto de ignição


O avanço do ponto de iginição resulta na elevação da temperatura da ponta ignifera, porque esta fica exposta por mais tempo aos gases da combustao. A temperatura da pre-ignição tambem aumenta, porque a mistura ar x combustivel passa para uma faixa de menor compressao e menor temperatura.

Proporção mistura ar x combustivel


A temperatura da ponta ignifera e maxima quando a proporção de mistura ar x combustivel apresenta um valor que da potencia maxima de saida e decresce quando a mistura e enriquecida ou empobrecida em relação a esse valor.

Rotacoes do motor e carga


A temperatura da ponta ignifera aumenta na proporção em que aumenta a rotação do motor. as condições de carga tambem influem na temperatura da ponta ignifera da vela

Fixacao da vela e refrigeracao do motor


Torque insuficiente ou esquecimento da gaxeta provocam aumento de temperatura ; nao somente na ponta , mas em toda extensao da vela de ignição ngk , porque o calor nao é suficientemente dissipado. Assim como quando nao ha suficiencia de agua de refrigeração, obstrução das galerias de agua, etc.

Tipos de vela de ignição ngk - super s, resistiva, green, platinum


vela super s com eltrodo central com embutido, as velas de ignição super s atuam numa faixa de temperatura mais ampla, minimizando os problemas de carbonização e superaquecimento.
velas resistivas tem a vantagem de atenuar as interferencias eletromagneticas causadas pelo sistema de ignição. Como tambem: melhoram a recepção de sinais de radio, comunicações moveis diminuindo ruidos e interferencias; assegura o correto funcionamento dos sistemas de injeção eletronica de combustivel e freios abs; otimiza o funcionamento dos computadores de bordo, alem de atenuar a interferencia nos taximetros eletronicos, alarmes via satelites, etc.
vela green plug o nucleo de calor propaga-se pelas extremidades, diminuindo a perda de energia enquanto que na vela convencional acontece o efeito extintor, que é a absorção de energia pelas massas metalicas. Desta forma a energia armazenada na faisca torna-se maior, facilitando a queima da mistura ar x combustivel . alem de diminuir os gases poluentes a green plug tambem proporciona uma economia de combustivel.
As velas ngk platinum tem uma extensao no castelo metalico permitindo uma maior resistencia ao superaquecimento, permitindo assim que a ponta ignifera se projete mais para dentro da camara, promovendo a queima perfeita. O eletrodo lateral com cobre embutido assegura maior dissipação termica ao eletrodo, evitando o derretimento do mesmo ao ser mais projetado para dentro da camara de combustao. O eltrodo central com diametro de 0,8mm em platina, assegura um menor efeito extintor. A pastilha de platina no eletrodo lateral assegura maior durabilidade quando se trata de sistemas de igniçao de transformadores estaticos, pois nestes casos algumas velas tera o salto da centelha partindo do eletrodo lateral.

velas de ignicao iridium


Nas velas ngk iridium o diametro do eletrodo central é de 04,mm; isso so é possivel devido ao fato do iridio ser um metal nobre de alta dureza proporcionando o menor desgaste e alta durabilidade. eletrodo de 2 degraus que impedem a carbonização, independente das condições de funcionamento do motor. Estes degraus proporcionam uma micro descarga assim que o carbono se aloja.

Revisao e instalacao da vela de ignicao ngk


A recomendação de revisao das velas de ignição sao para nao sobre carregar o sistema de ignição do seu motor, obtendo assim uma economia de combustivel. Voce deve trocar as velas do seu carro com 10.000 km ou um ano de uso e motocicletas com 3.000 km ou seis meses. Sempre consulte o manual do fabricante do seu veiculo. a durabilidade da vela ira depender do tipo de vela, do combustivel, das condições de uso e do sistema de ignição do veiculo.

Instalação da vela de ignição


Como escolher a vela de ignição certa para o seu motor (carro, moto, etc): a escolha da vela de ignição deve ser feita de acordo com o comprimento da rosca do cabeçote e deve seguir sempre as especificações do fabricante do motor ou catalogo de aplicação ngk atualizado; lembrando que a nao observancia desse item podera causar danos ao motor. Ajuste a folga dos eletrodos de acordo com o manual do proprietario do fabricante do motor; aperte a vela com a mao ate chegar na gaxeta encostando no cabeçote; em seguida aperte com a chave de vela adequada, aplicando o torque especificado na tabela. a falta de aperto pode causar a pre-ignição porque nao ha dissipação de calor. Por outro lado, o aperto excessivo pode danificar a rosca do cabeçote e da vela de ignição. use tambem cabos de vela ngk

Vocabulario: iridio: O irídio é um elemento químico de simbolo Ir, número atômico 77 com massa atómica 192,2 u situado no grupo 9 da tabela periódica dos elementos. Trata-se de um metal de transição duro, frágil, pesado, de cor branco prateado. É empregado em ligas de alta resistência que podem suportar elevadas temperaturas. É um elemento pouco abundante encontrado na natureza associado ao ósmio e à platina. É um elemento muito resistente à corrosão. À temperatura ambiente, o irídio encontra-se no estado sólido.
Eletrodo: Eletrodo, é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte metálica.
O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de elétrons entre no meio no qual está inserido, através de corrente elétrica. Como tal, é usado em eletroquímica e em eletrônica.
Cilindro: é no cilindro que se desenvolve a deflagração do combustível, que é a origem da força mecânica que possibilita o deslocamento do veículo. o cilindro é fabricado de um metal específico para suportar condições extremas de funcionamento. O número de cilindros pode ir desde um único, até dezesseis cilindros em automóveis, caminhões ou aviões. Os motores com mais do que um cilindro possuem o chamado bloco do motor em que os cilindros estão fundidos num único bloco em alumínio ou ferro fundido.
A potência de um motor depende da quantidade de mistura que explode no interior do cilindro, sendo que cilindros de maior dimensão permitem que os motores atinjam maiores potências.